Autor



JOSÉ DELGADO    

Ingresso na Marinha em Jan 1970,

Capitão-de-fragata na Reforma desde 2014

       Formação Base

Pós-Graduação em “Educational and Management Studies” Universidade de Dundee – Faculty of Education and Social Work – Escócia UK.
Curso de Formação de Oficiais do Serviço Técnico - Escola Naval – Alfeite.
Curso de Especialização em Submarinos, Escola de Submarinos – BNL / Alfeite.
Curso de Aperfeiçoamento em Sistemas de armas, SEWACO AAK 05.
Curso de Aperfeiçoamento Operação Radar IFF MK10, Aperfeiçoamento de Limitações de Avarias para Oficiais. Supervisão do Departamento de Operações- CITAN/ALFEITE.
Preliminary English Test – University of Cambridge - LISBOA
Curso de Língua Inglesa nível 4 (quatro) – CILING- G2EA/ALFEITE 

       Formação geral
Formação de formadores, Curso de Técnicas de Formação, Gestores de Sistemas de Formação, Gestão da Formação, Gestão de Recursos Humanos, Análise de Trabalho, Desenho de Cursos, Avaliação da Formação, Diagnóstico de Necessidades de Formação, Formação de Formadores em Ambiente e Auditoria da Formação.

       Participações em Encontros, Seminários, Conferências e outras actividades. Das quais se destaca:
Lançamento do Programa “DELFIM”,  Seminário “Multimédia e Tecnologias de Informação e Comunicação, SeminárioMultimédia e Tecnologias de Informação e Comunicação – O Guião”,    
SeminárioMultimédia e Tecnologias de Informação e Comunicação – Edição e produção de Vídeo digital”.
Estágio na “University of Dundee / Faculty of Education and Social Work -  Escócia, com o objectivo de frequentar uma acção de formação sobre “Tutoria, Ensino Aberto e a Distância e construção de produtos multimédia para suporte á formação” e contactar directamente com o tutor do curso de pós-graduação (“Multimedia Resources for Learning ”) desenvolvido na modalidade de ensino à distância.

       Experiência profissional: Na área operacional:
Integração / Participação em várias “STANAVFORLANT”.
Comissão de serviço embarcado em Moçambique (NRP João Coutinho), NRP Magalhães Correia-, NRP Vila do Porto, NRP Roberto Ivens, NRP Corte Real, NRP Albacora, Barracuda, Delfim.
Adjunto do CEM da Esquadrilha de Submarinos.
Participação na “Naval on Call Force Mediterranean” de quando da crise provocada pela invasão do Kuwait – NRP Roberto Ivens
Participação na preparação e recepção dos novos meios navais –  (NRP Corte Real)  –  KIEL/ALEMANHA
Várias participações em CTG´s Nacionais como membro dos STAFF´s de operações.
Participação no treino de adaptação e determinação dos Ship/Helicopter operanting limits (SHOL), dos LYNX MK 95 embarcados nos navios da classe Vasco da Gama.  -  Plymouth – Inglaterra
Participação no Basic Ocean Sea Training (BOST) – Plymouth - Inglaterra
Participação na Operação “SHARP GUARD” – (STANVFORLANT) de quando do embargo marítimo decretado pela ONU contra as antigas Repúblicas da Jugoslávia – NRP Corte Real
Membro da STAFF internacional do Comandante da Força Naval Permanente no Atlântico (COMSTANAVFORLANT) como Staff Chief Operations Specialist (SCOPS) de quando do embargo marítimo decretado pela ONU contra as antigas Repúblicas da Jugoslávia – Adriático.
Vários períodos de embarque em navios de Marinhas Estrangeiras, NATO e não NATO, de quando da missão no Adriático. (EUA, INGLATERRA, FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA, CANADÁ, TURQUIA, GRÉCIA, ESPANHA)
Chefe de vários Serviços dos quais se destacam o Serviço da Prisão da Marinha e o de Apoio do Gabinete do Chefe do Estado Maior da Armada.
Sub-Director da Escola de Tecnologia de Educação e Treino.
Ajudante de Campo do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada.
Adjunto do Capitão do Porto de Setúbal – Delegação Marítima de Sesimbra
Chefe do Gabinete de Coordenação Interna do Estado-Maior da Armada.
DT 4 – CTM – São Tomé e Príncipe.
 
Na área da formação:
Sub-Director e Chefe do Gabinete de Métodos e Meios  – na Escola de Tecnologia de Educação e Treino
Formador na Escola de Tecnologia de Educação e Treino (ETET), nas áreas de Formação de Formadores, Desenho de Cursos, Avaliação da Formação, Gestão da Formação, Diagnóstico de necessidades de Formação, Gestão de Recursos Humanos e Audiovisuais e Multimédia.
Participação em várias acções de formação como formador para várias entidades civis e militares nas áreas de Formação de Formadores e Multimédia.

Durante a sua carreira, foi agraciado com vários louvores e condecorações, de que se destacam:

Serviços distintos (prata)
Mérito militar (duas)
Cruz naval (três)
Comemorativa das Campanhas (Moçambique)
Medalhas Comemorativas de Comissões de Serviço Especiais (Adriático, STP) 

Aposentado desde 2014, lecciona Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Universidade Sénior Dom Sancho I de Almada tendo como interesses a horticultura e a história, principalmente a história das religiões.       

Sem comentários:

Enviar um comentário