sábado, 15 de outubro de 2016

Calendário Gregoriano – Efeméride de 15 de Outubro


Decorria o ano de 1582 quando a 15 de Outubro entrou em vigor o calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII.
Provavelmente já se interrogou sobre a origem do calendário que hoje utilizamos no mundo ocidental. Qual será realmente sua origem? Como era calculado? De seguida tentarei apresentar uma pequena resenha histórica do calendário que hoje em dia é utilizado na maior parte do mundo, o calendário gregoriano,

O calendário gregoriano surgiu em virtude de uma modificação no calendário juliano, realizada em 1582, para ajustar o ano civil, o do calendário, ao ano solar, decorrente do movimento de elipse realizado pela Terra em torno do Sol. Antes de Júlio César (100 a.C. – 44 a.C.), o calendário que vigorava em Roma era dividido em 355 dias e 12 meses, o que originava um grande desajustamento ao longo do tempo, originando com isso que as estações do ano passavam a ocorrer em datas diferentes. Quando se tornou ditador da República romana, Júlio César decidiu reformar o calendário para o adequar novamente ao tempo natural.
Com esse objectivo, foi criado, em 46 a.C., um ano com 15 meses e 455 dias para compensar esse desfasamento, este ano ficou conhecido como o “ano da confusão”.

A reforma de Júlio César, depois de 45 a.C., instituiu o ano com 365 dias e seis horas, divididos em 12 meses, o que permitiu resolver o problema durante um tempo. As seis horas que sobravam de cada ano seriam compensadas a cada quatro anos com a inclusão de mais um dia em fevereiro, os dias bissextos.
No entanto, ainda persistiu o desajustamento entre o ano do calendário e o ano natural, sendo que durante a Idade Média foram várias as tentativas de resolvê-la. O Concílio de Trento, realizado em 1545, decidiu pelas alterações no calendário da Igreja, cabendo a Gregório XIII instituir o novo calendário, que passaria a se chamar calendário gregoriano em sua homenagem.

Para adequar a data da Páscoa com o equinócio da primavera no Hemisfério Norte, o papa Gregório XIII ordenou que o dia seguinte a 4 de Outubro de 1582 passasse a ser o dia 15 de outubro. Um salto de 11 dias! Para diminuir a desfasamento, os dias bissextos não ocorreriam nos anos centenários (terminados em 00), a não ser que fossem divisíveis de forma exata por 400.
A maior parte do mundo católico aceitou a mudança, mas foram vários os países que rejeitaram a alteração, fazendo com que mais de um calendário existisse no mundo cristão. Os últimos países a adotarem o calendário gregoriano na Europa foram a Grécia, em 1923, e a Turquia, em 1926.









Sem comentários:

Enviar um comentário