terça-feira, 6 de agosto de 2019

Efeméride de 6 de Agosto 1966 – Inauguração da Ponte 25 de Abril


A Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966, celebrando este os seus 53 anos de existência. “Era a maior ponte da Europa e a quinta maior ponte do mundo”.



A construção da Ponte 25 de Abril, que tornou a travessia entre as duas margens do rio Tejo mais fácil e rápida, envolveu cerca de três mil trabalhadores e teve uma “grande inovação técnica” para a época.

Segundo o arquitecto e autor do livro “A Ponte Inevitável”, Luís F. Rodrigues, a criação da estrutura custou “cerca de dois milhões de contos (cerca de dez milhões de euros) ”, um investimento “bastante elevado” para a época, mas que foi “essencialmente financiado pela banca estrangeira”, nomeadamente norte-americana.

“Salazar não tinha a intenção de financiar com receitas do Estado a Ponte 25 de Abril, portanto, Marcello Caetano, através do Segundo Plano de Fomento, propôs que esta obra fosse financiada por crédito externo norte-americano e foi isso que aconteceu”, disse à agência Lusa o arquitecto.

“Era a maior ponte da Europa e a quinta maior ponte do mundo”, reforçou Luís F. Rodrigues, explicando que a obra envolveu “muitos recursos técnicos, muitos recursos humanos, congregou operários, congregou engenheiros de diferentes nacionalidades, essencialmente norte-americanos, e constituiu quase uma escola da engenharia”.

Inspirada na Ponte Golden Gate, nos Estados Unidos, tinha “especificidades muito próprias” e “um design muito mais leve e muito mais dinâmico” do que a ponte suspensa norte-americana.

As obras começaram a dia 5 de Novembro de 1962 e, passados quase quatro anos - seis meses antes do prazo previsto -, a ponte, inicialmente designada como Ponte sobre o Tejo, foi inaugurada com o nome de Ponte Salazar a 6 de Agosto de 1966.

A Ponte 25 de Abril (nome que só ganhou depois da Revolução dos Cravos) tem mais de dois mil metros de comprimento, entre as margens de Lisboa e de Almada, e o tabuleiro fica a 70 metros de altura acima do nível da água do rio.

“A criação de novas faixas rodoviárias aconteceu em 1998, com o objectivo de responder ao elevado volume de tráfego, mas já em 1990 tinha sido aberta uma quinta faixa, designada como “a noiva”, por ser pintada de branco, e que funcionava como via reversível, aberta para norte de manhã e para sul ao fim da tarde.

Já a intenção de instalar um comboio na ponte “esteve sempre presente nos planos dos projectistas, que desde cedo idealizaram e conceberam a travessia do Tejo.

A travessia só passou a ter um tabuleiro ferroviário em 1999. Actualmente, atravessam a ponte todos os dias úteis mais de 200 comboios da Fertagus, que circulam em intervalos de dez minutos nas horas de ponta, segundo informação da empresa.

É por baixo da Ponte que nos afastamos de quem mais gostamos e é também ela que nos recebe no regresso. Perdi a conta das vezes que isso me aconteceu.

 Nome: Ponte 25 de Abril, Lisboa

Inauguração: 6 de Agosto de 1966

Altura: 190 m


Início da construção: 5 de Novembro de 1962




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