terça-feira, 12 de março de 2019

Efeméride de 12 de Março – Criação da W3C

Resultado de imagem para w3cEm março de 1989, Tim Berners-Lee, físico britânico, cientista da computação e professor do MIT,  que trabalhava então para o CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear - estabeleceu os princípios fundamentais da World Wide Web “W3C”. A Internet como ainda hoje a conhecemos.

Faz 30 anos que Tim Berners-Lee enviou um documento ao seu chefe na altura no CERN, Mike Sendall, sobre um sistema de gestão de informação. Na prática, essa proposta criava a World Wide Web.



A resposta, ao tempo, do chefe de Tim Berners-Lee à proposta que tinha recebido é, no mínimo, curiosa. Escreveu Mike Sendall: "Vago mas excitante...".



E realmente assim tem sido, esta aventura com início nos anos 60, ainda antes da Web. 30 anos da World Wide Web... não da Internet.



É comum a confusão entre uma e outra coisa. Aliás, nos dias de hoje, não é fácil explicar que apesar de intimamente ligadas, a Web aparece uns anos depois, cerca de 30, da Internet. Para quem está habituado a navegar pelo mundo digital... é tudo a mesma coisa.



A verdade é que a Internet nasce de uma necessidade militar norte-americana - em plena Guerra Fria - de trocar documentos entre computadores de maneira que se de um lado fossem apagados, continuassem a existir noutro local.



Por exemplo, se o Pentágono fosse atacado, os militares não queriam que os documentos que estavam lá armazenados ficassem para sempre perdidos. Era por isso necessário arranjar forma de os transferir para outros espaços, outros computadores.



Nesta altura, a organização militar norte-americana ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada) era pioneira na inovação computacional. A ARPA colocou em prática a teoria de um estudante do MIT - Leonard Kleinrock - que desenvolveu a ideia de que os computadores poderiam comunicar entre si se conseguissem colocar informação em "pacotes" pequenos e transferíveis.



Foi então criada a ARPANET, na prática a primeira rede de computadores, a base daquilo que é hoje a Internet.



Algum tempo depois, Bob Kahn and Vint Cerf criaram os protocolos de internet para partilha de informação que ainda hoje são utilizados.

Então e a WEB?



Primeiro é preciso tentar explicar a diferença. Simplificando, a Internet é uma rede gigante de computadores que conseguem comunicar entre si. Quando estamos "online", na prática estamos a fazer com que o nosso computador entre nessa rede, entre na Internet.



A World Wide Web foi uma ideia criada por Tim Berners-Lee para permitir o acesso universal à Internet.



Está a ficar Confuso? Então vamos ver as coisas doutra forma. A Internet é a auto-estrada que permite a ligação entre vários locais. Cidades, vilas, etc. A World Wide Web é o meio de transporte, automóvel, que hoje em dia mais se assemelha a um estonteante tapete voador, que nos permite a navegação por todas essas auto-estradas ao mesmo tempo que temos acesso a tudo por onde passamos.



"Vago mas deveras estimulante...". A ideia de Tim Berners-Lee, quando enviou o documento ao seu chefe, era criar um sistema que permitisse a partilha e troca de pesquisas e documentos entre os investigadores do CERN. Um modelo descentralizado e de acesso rápido e fácil.



Não nos podemos esquecer que os computadores nesta altura já comunicavam entre si há já algum tempo. O e-mail, por exemplo, já existia.



O que ainda não existia , e o que Berners-Lee criou, era um sistema integrado para que, de forma simples, fosse possível escrever, transmitir, partilhar, arquivar informação através de vários computadores e de forma organizada. Não existia na altura um sistema que permitisse colocar a informação num local, servidor, para que outros computadores pudessem lá ir e aceder.



Foi isso que Tim Berners-Lee fez ao escrever o tal documento "vago mas excitante" que enviou no dia 12 de Março de 1989 ao seu chefe do CERN.



Verdade é que 30 anos depois, 2019 ficará para a história como o ano em que metade da população mundial estará online, ligada á Internet. Mas também o ano em que metade da população ainda não terá acesso a essa tecnologia.



O alerta foi dado pelo próprio Tim Berners-Lee, que esteve na última edição da Web Summit em Portugal.



O sonho era criar uma plataforma aberta e gratuita para servir a Humanidade. Ligar o mundo através de uma extraordinária rede. Até certo ponto, esse objetivo, esse sonho de Tim Berners-Lee, concretizou-se, sendo que, em particular nos últimos tempos, parece também ter ido muito além do que ele imaginava. Pelos piores motivos.

Tim Berners-Lee tem estado por isso por estes dias a defender a sua ideia de um “Contrato para a web”.


“Princípios e valores que sentimos que são importantes”, afirmou na Web Sumiit. A ideia é tornar todos, indivíduos, empresas, governos, “responsáveis por tornar a web” um espaço melhor.



"Considerando o quanto a 'web' mudou nos últimos 30 anos, seria derrotista e pouco imaginativo supor que a web como a conhecemos não pode ser modificada para melhor nos próximos 30 anos", disse.

Identificando problemas como o uso indevido, ataques por estados hostis ou criminosos, o assédio online e o sistema de financiamento baseado em publicidade, Tim Berners-Lee defende na carta aberta uma maior regulamentação e a mudança do sistema de remuneração pelo tráfego para retirar incentivos ao uso de informação sensacionalista ou falsa.

"Não é possível culpar apenas um governo, uma rede social ou a natureza humana. Narrativas simplistas correm o risco de esgotar a nossa energia à medida que perseguimos os sintomas desses problemas, em vez de nos concentrarmos nas suas causas. Para fazemos isto bem, precisamos nos unir como uma comunidade global da web", vincou.

Como será daqui a 30 anos?


Sem comentários:

Enviar um comentário