Em
1487 - Em Portugal, publica-se o primeiro livro impresso[i] no país,
intitulado em hebraico "Pentateuco",[ii] cujo
original encontra-se no museu britânico, em Londres (Inglaterra), existindo uma
cópia em microfilme, na biblioteca municipal de Faro.
Em 1487, em Faro, o judeu Samuel Gacon, termina o
primeiro livro impresso em Portugal com os caracteres inventados por Gutenberg:
o Pentateuco.
Trata-se de uma obra em hebraico, impressa
por Samuel Gacon, um impressor algarvio de origem judaica.
O único exemplar da primeira edição deste
livro encontra-se em Inglaterra, depois de ter sido roubado por Francis Drake,
quando este atacou e saqueou a capital do Algarve em 1587.
O segundo livro impresso em Portugal terá
surgido em 1489, em Chaves. Trata-se d’ “O Tratado de Confissom”, o primeiro
livro cristão impresso utilizando o sistema de Gutenberg.
[i] Em 1455 o inventor alemão Johannes Gutemberg criou uma das
maiores contribuições para o mundo moderno. A tipografia permitiu que os
textos, antes manuscritos, fossem impressos a partir da elaboração dos tipos,
letras móveis produzidas em cobre e alocadas em uma base de chumbo onde
recebiam a tinta e eram prensadas no papel.
Dessa maneira, a “imprensa”, como ficou conhecida
a invenção de Gutembgerg, passou a influenciar a produção e divulgação de
conhecimento, contribuindo para um maior desenvolvimento não apenas da produção
literária na Europa, mas da metalurgia e da produção de papel.
[ii]
O Pentateuco, do grego,
"os cinco rolos", é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia. Entre os judeus é chamado de Torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento,
instrução,
ou literalmente Lei, uma referência à primeira secção do Tanakh, os primeiros cinco livros da Bíblia
Hebraica, cuja autoria é atribuída a Moisés. Os judeus
também usam a palavra Torá num sentido mais amplo, para referir o
ensinamento judeu através da história como um todo. Neste sentido, o termo
abrange todo o Tanakh, o Mishnah,
o Talmud e a literatura midrash.
Em seu sentido mais amplo, os judeus usam a palavra Torá
para referir-se a todo e qualquer tipo de ensino ou filosofia.
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