quarta-feira, 17 de abril de 2019

Efeméride de 17 de Abril – Martinho Lutero é excomungado pela Igreja Católica. Publica as 95 Teses da sua Reforma.


Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Nasceu em Eisleben, a 10 de Novembro de 1483 — e faleceu na mesma cidade, a 18 de Fevereiro de 1546), monge agostiniano e professor de teologia tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Tendo-se levantado veementemente contra diversos dogmas[i] do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências.

Essa discordância inicial resultou na publicação das suas famosas 95 Teses[ii] em 1517, num contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Ao recusar retratar-se dos seus escritos, a pedido do Papa Leão X[iii] em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e na sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Assim a 17 de Abril de 1521, Martinho Lutero era excomungado pela Igreja Católica, sob a denúncia de discordar da autoridade do Papa, num processo que se iniciou com a investigação, em 1518, por parte de professor de teologia Silvestro Mazzolini, que viria a classificar Lutero de “herege”. A Reforma Protestante, iniciada pelas 95 teses de Lutero, foi impulsionada por uma imprensa emergente na época, que viria a ser um palco importante para o autor divulgar as suas posições contra a Igreja Católica.

Lutero propôs, com base na sua interpretação das Sagradas Escrituras, especialmente da Epístola de Paulo aos Romanos, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas tão-somente pela fé em Cristo Jesus (sola fide), único salvador dos homens, sendo gratuitamente oferecida por Deus aos homens.

A sua teologia desafiou a infalibilidade papal em termos doutrinários, pois defendia que apenas as Escrituras (sola scriptura) seriam fonte confiável de conhecimento da verdade revelada por Deus. Opôs-se ao sacerdotalismo romano (isto é, à consagrada divisão católica entre clérigos e leigos), por considerar todos os cristãos batizados como sacerdotes e santos. Aqueles que se identificaram com os ensinamentos de Lutero acabaram sendo chamados de luteranos.

Nos seus últimos anos, Lutero mostrou-se radical em suas propostas contrárias aos judeus alemães, tendo sido inclusive considerado posteriormente um antissemita. Essas e outras de suas afirmações fizeram de Lutero uma figura bastante controversa entre muitos historiadores e estudiosos. Além disso, muito do que foi escrito a seu respeito sofre da reconhecida parcialidade resultante de paixões religiosas.

Como prova de grande abertura e compreensão o Papa Francisco está na Suécia. É uma visita histórica. Pela primeira vez, um Papa está presente nas comemorações do aniversário da Reforma Protestante, que este ano assinala os quinhentos anos.



[i] Dogma é uma crença ou doutrina estabelecida de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego δόγμα, que significa "aquilo que aparenta; opinião ou crença", por sua vez derivada do verbo δοκέω (dokeo), que significa "pensar, supor, imaginar".

[iii] Papa Leão X, nascido João de Lourenço de Médici foi papa de 1513 até sua morte. Foi o último não-sacerdote a ser eleito Papa. Nasceu a 11 de Dezembro de 1475, Florença, Itália e faleceu a 1 de Dezembro de 1521, Roma, Itália
Saiba mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

Lutero em frente da igreja do castelo de Wittenberg, após ter afixado as 95 teses

Sem comentários:

Enviar um comentário