sexta-feira, 21 de junho de 2019

Efeméride de 20 de Junho - Solstício de Verão

O solstício de verão de 2019 ocorre a 21 de junho (sexta-feira), mais precisamente às 16h54 em Portugal. Este momento marca oficialmente o início do verão.

No hemisfério norte, o dia do solstício do verão é o dia mais longo do ano.



O que é o Solstício de Verão?



O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em Junho no hemisfério norte, e em Dezembro no hemisfério sul.

O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo.

Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez em Junho e outra em Dezembro, o que define as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios[i]. Março e Setembro. Em Junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão no hemisfério norte. No hemisfério sul acontece ao mesmo tempo o solstício de inverno.



O que simboliza?


A celebração do solstício de verão é tão antiga como a própria humanidade, trata-se de um dia carregado de poder e magia. Segundo as crenças vindas do paganismo de tempos passados, fadas e divindades da natureza andam soltas pelos campos. Tradicionalmente, os agricultores davam graças pelo verão, pelas culturas, as frutas e por disporem de mais horas para cumprir as suas tarefas e se entregarem à diversão. Também é o momento certo para pedir pela fertilidade da terra e dos homens. Fogueiras e rituais de fogo eram iniciados na véspera do pleno do verão para simbolizar o poder do Deus pai Sol e ajudar a renovar a sua energia. Eram rituais para assegurar o renascimento do Sol.

Como se comemora hoje em dia?


Atualmente, em muitos casos juntam-se as celebrações do solstício com a noite de São João, a 23 de junho (o 24 é o dia que a igreja católica escolheu para celebrar o nascimento de São João Batista, do mesmo modo como escolher o 25 de Dezembro para celebrar o nascimento de Jesus, próximo do solstício de inverno, embora estas festividades sejam anteriores ao natal do cristianismo).

Desta forma, podemos destacar as famosas fogueiras das festas de São João, que acontecem em Portugal e noutros países do hemisfério norte. Durante esta note, as pessoas reúnem se à volta do fogo, dançando à sua volta e saltando por cima da fogueira. Também é um dia de feriado e festival nas ruas de muitas localidades, por exemplo em Espanha na Catalunha e nas ilhas baleares, bem como em Portugal nas cidades do Porto e Figueira da Foz.

Fim do Verão

O verão termina depois em Setembro, dando lugar ao outono. Em 2019 o verão acaba a 23 de setembro, pelas 07h50.



[i] Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).

Sem comentários:

Enviar um comentário