terça-feira, 25 de junho de 2019

Efeméride de 25 de Junho - Bloqueio de Berlim - 1948


Em reação às ações dos países ocidentais na reconstrução da Alemanha, os soviéticos decretaram em 1948 o Bloqueio de Berlim, impedindo o envio de mantimentos e outros materiais necessários à vida normal na cidade

Quando os aliados venceram a 2ª Guerra Mundial, em 1945, a Alemanha, livre dos nazis, foi repartida em quatro zonas administrativas - controladas pela União Soviética, Estados Unidos, Reino Unido e França.

A capital alemã, Berlim, apesar de estar geograficamente localizada no que então era a zona soviética, também foi subdividida em quatro áreas, o que criou um núcleo capitalista (o território de americanos, franceses e ingleses) no meio do território sob controlo soviético. 

Como o regime de Moscovo não queria ter uma amostra do capitalismo na área por si dominada e em represália à determinação dos Aliados em introduzir o marco alemão como unidade monetária também em Berlim Ocidental, Estaline resolveu fechar o acesso terrestre a essa zona da cidade, o que iria paralisar toda a indústria, e na opinião de Estaline, obrigaria a cidade a aceitar ajuda soviética mais cedo ou mais tarde. Assim, a 24 de Junho de 1948, Estaline decretou o Bloqueio de Berlim, Americanos e Britânicos decidiram então criar uma ponte aérea para abastecer a cidade. Berlim é abastecida via aérea durante os 321 dias do cerco.

Durante 10 meses, dois milhões de toneladas de bens essenciais foram levados de avião para Berlim. A solução encontrada pelo Ocidente para fazer face ao Bloqueio, levou Estaline a suspender o mesmo a 12 de Maio de 1949.

A ponte aérea para Berlim ficou conhecida como Operação Vittles.

Na verdade em 1947, os EUA lançaram o Plano Marshall, que consistia no investimento de enormes quantias de dinheiro nos países da Europa Ocidental, com o objetivo de reconstruir económica e socialmente esses países. Os principais beneficiados pelos investimentos foram a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha.

https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003220;ord=1498391985423Do lado soviético, a URSS lançou o Cominform e o Comecom. O Cominform, também conhecido como Comunismo Internacional Revolucionário, instituído em 1947, tinha por objetivo a coordenação das ações dos países ditos comunistas do Leste Europeu. O Comecom, ou Conselho de Assistência Econômica Mútua, cumpria uma função de iniciar a integração econômica entre os países da esfera de influência da URSS.

Do lado ocidental, essas medidas resultaram na uniformização monetária e administrativa dos territórios alemães sob o controle dos EUA, França e Inglaterra. A uniformização contrariava as decisões realizadas nas conferências de paz ao final da II Guerra Mundial, principalmente as de Yalta e de Potsdam.

Essa medida tornou a Alemanha o cenário do aumento da tensão entre os dois polos da Guerra Fria. A reação da URSS foi cortar todas as vias de comunicação com a cidade de Berlim, pressionando os ocidentais. O Bloqueio de Berlim foi possível em virtude de a cidade estar localizada na parte soviética da Alemanha.

A reação dos países ocidentais foi a implantação de uma ponte aérea, como já foi acima referido, para que a parte ocidental da cidade fosse abastecida. Essa situação trouxe novamente a iminência de um novo conflito armado na Europa. Porém, em 1949, o bloqueio foi suspenso, formando ainda nesse ano dois novos países: A República Federal da Alemanha (RFA), ou Alemanha Ocidental, e a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental.

A capital da Alemanha Ocidental passou a ser a cidade de Bonn, e a capital da Alemanha Oriental continuou a ser Berlim, mas apenas sua parte oriental. Entretanto, em razão de Berlim ainda estar dividida entre as potências militares, os governantes da Alemanha Oriental decidiram construir o Muro de Berlim, em 1961, separando fisicamente as duas regiões da cidade, tornando ainda o muro o principal símbolo da Guerra Fria.


Sem comentários:

Enviar um comentário