sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Efeméride de 6 de Dezembro de 1185. Morre Dom Afonso Henriques


A 6 de Dezembro de 1185, morre, em Coimbra, Dom Afonso

Henriques, primeiro rei de Portugal.

Afonso Henriques era filho de Dom Henrique de Borgonha e de Dona Teresa, infanta de Leão, filha ilegítima do rei Afonso VI de Leão e Castela, a quem Afonso VI doara o condado de Portucale pelo casamento. A data e local do seu nascimento não estão determinados de forma inequívoca.

Terá nascido em Coimbra, ou mais provavelmente em Viseu em 5 de Agosto de 1109, de acordo com a tese recente de Armando de Almeida Fernandes, e foi, possivelmente, criado em Guimarães onde viveu até 1128. 

Casou em 1145/1146 com Doona Mafalda de Sabóia, que nasceu em data incerta, e morreu em Coimbra a 4 de Novembro de 1157, ficando sepultada no Convento de Santa Cruz; filha de Amadeu II, conde de Sabóia e Piemonte, e da condessa Mafalda de Albon. Tiveram pelo menos 11 filhos dos quais se destaca Dom Sancho I que veio a suceder ao pai como 2º Rei de Portugal.

Em 1120, sob a direcção do arcebispo de Braga, Dom Paio Mendes, tomou uma posição política oposta à de sua mãe Dona Teresa que apoiava o partido dos Travas[i] que pretendiam tomar a soberania do espaço galaico-português.

Forçado a emigrar leva consigo o infante que em 1122 se arma cavaleiro em Tui ou, segundo outras fontes, em Zamora. Restabelecida a paz, voltam ao condado. Entretanto novos incidentes provocam a invasão do condado portucalense pelo seu primo, Dom Afonso VII, que, em 1127, cerca Guimarães onde se encontrava Dom Afonso Henriques. Sendo-lhe prometida a lealdade deste, pelo seu aio Egas Moniz, Dom Afonso VII desiste de conquistar a cidade.

Mas alguns meses depois, em 1128, as tropas de Teresa de Leão e Fernão Peres de Trava defrontaram-se com as de Afonso Henriques na batalha de São Mamede, tendo as tropas do infante saído vitoriosas – o que consagrou a sua autoridade no território portucalense, levando-o a assumir o governo do condado. Consciente da importância das forças que ameaçavam o seu poder, concentrou os seus esforços em negociações junto da Santa Sé com um duplo objectivo: alcançar a plena autonomia da Igreja portuguesa e obter o reconhecimento do Reino.

Em 1139, depois de uma estrondosa vitória na batalha de Ourique[ii] [iii] Contra um forte contingente mouro, Dom Afonso Henriques autoproclamou-se rei de Portugal, com o apoio das suas tropas. Segundo a tradição, a independência foi confirmada mais tarde, nas míticas cortes de Lamego, quando recebeu a coroa de Portugal do arcebispo de Braga, Dom João Peculiar, se bem que estudos recentes questionem a reunião destas cortes. Em 1140 Dom Afonso Henriques assina pela primeira vez "Ego Alfonsus portugalensium Rex".

O reconhecimento surgiu a 5 de Outubro de 1143, através do tratado de Zamora, assinado por Dom Afonso Henriques e pelo seu primo Dom Afonso VII, Rei de Leão e de Castela e deve-se ao desejo de Afonso VII de Leão e Castela tomar o título de imperador de toda a Hispânia e, como tal, necessitar de reis como vassalos. Desde então, Afonso I procurou consolidar a independência por si declarada levando a cabo uma política de importantes doações à Igreja e fundando diversos conventos.

Outra vertente da sua política traduziu-se no início da expansão territorial para sul procurando conquistar e povoar território então nas mãos dos mouros: Leiria em 1135 (1145, conquista final) usando a técnica de assalto; Santarém em 1146 (1147, conquista final), também utilizando a técnica de assalto; Lisboa (onde utilizou o cerco como táctica de conquista, graças à ajuda dos cruzados), Almada e Palmela em 1147, Alcácer em 1160 e depois quase todo o Alentejo, que posteriormente seria recuperado pelos mouros, pouco antes de Dom Afonso falecer (em 1185).

Em 1179, finalmente, o Papa Alexandre III reconheceu Portugal como país independente e vassalo da Igreja, através da bula Manifestis Probatum.



[i] A Casa de Trava teve origem numa família da nobreza do Reino de Galiza que teve grande poder económico e político em todo o norte da península Ibérica durante o século XI e o século XII. Entre dos descendentes desta casa encontram muitos monarcas de vários países da Europa.

[iii] Batalha de Ourique desenrolou-se muito provavelmente nos campos de Ourique, no actual Baixo Alentejo (sul de Portugal) em 25 de Julho de 1139 — significativamente, de acordo com a tradição, no dia do provável aniversário D. Afonso Henriques e de São Tiago, que a lenda popular tinha tornado patrono da luta contra os mouros; um dos nomes populares do santo, era precisamente "Matamouros".
Foi travada numa das incursões que os cristãos faziam em terra de mouros para apreenderem gado, escravos e outros despojos. Nela se defrontaram as tropas cristãs, comandadas por D. Afonso Henriques, e as muçulmanas, supostamente em número bastante maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário