sábado, 14 de julho de 2018

Efeméride de 14 de Julho - NRP Schultz Xavier


O NRP Schultz Xavier (A521) foi um navio balizador e de combate à poluição da Marinha de Guerra Portuguesa. Construído no Arsenal do Alfeite, entrou ao serviço a 14 de Julho de 1972 recebendo o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier[i], o engenheiro hidrógrafo que, na primeira década do século XX, reorganizou os faróis em Portugal.

Mantendo o número de amura "A521", o navio substituiu o NRP Almirante Schultz.

O Schultz Xavier[ii] tendo como principal missão a balizagem e apoio aos faróis dos portos de Portugal Continental, Açores e Madeira, dispondo para o efeito de uma embarcação de apoio e de uma grua de 12 toneladas, bem como porões para transporte de material diverso. A sua configuração de navio balizador permitia-lhe ainda apoiar operações de salvamento marítimo, designadamente, o reboque, o desencalhe de navios de porte médio, a recuperação de objectos afundados, bem como apoiar exercícios navais.
Em 1997, com a instalação de uma câmara hiperbárica, o navio aumentou a sua capacidade de apoio a operações com mergulhadores, motivando a redefinição do seu conceito de emprego e a aprovação de novas tarefas tipo.

A 9 de Março de 2017, após mais de 44 anos de atividade operacional, de 36.201 mil horas navegadas e de muitas missões cumpridas, o NRP Schultz Xavier despede-se “abandonando a vida activa, ao serviço de Portugal.
Obrigado NRP Schultz Xavier e a todas as tuas guarnições que sempre souberam honrar Portugal servindo na Marinha.



[i] O contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier nasceu em Alhandra em 4 de Outubro de 1840 e assentou praça na Armada em 18 de Outubro de 1869 como aspirante extraordinário, tendo passado ao quadro em 2 de Agosto de 1870. Foi promovido a guarda-marinha em 2 de Outubro de 1872 e a segundo-tenente a 20 de Novembro de 1875.
Tornou-se conhecido e justamente respeitado devido aos seus trabalhos de grande envergadura como engenheiro hidrógrafo, especialmente a elaboração do Plano de Farolagem e Balizagem da Costa de Portugal. Devido à sua competência e actividade, a Costa Portuguesa deixou de ser designada por “Costa Negra”.
Elaborou também o plano de Farolagem da Costa de Moçambique. Foi promovido a contra-almirante em 1911.

[ii] O NRP Almirante Schultz (1929-1970) foi o primeiro navio balizador da Direcção de Faróis da Armada Portuguesa. Entrou ao serviço em 1929 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que na primeira década do século XX reorganizou os faróis em Portugal.
Foi abatido em 1970, mas o nome continuou no navio que o veio substituir, o NRP Schultz Xavier, aumentado ao efectivo da Armada em Julho de 1972. Ambos partilham o mesmo número de amura: A 521.

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