segunda-feira, 27 de junho de 2016

Efeméride dia 26 – Reinauguração Canal do Panamá

Efeméride dia 26 – Reinauguração Canal do Panamá

O Panamá reinaugurou neste domingo (26), o novo Canal do Panamá, um projecto histórico que levou quase sete anos a ser concluído.
O novo canal custou cerca de US$ 5,580 bilhões, sendo considerado a maior obra de engenharia civil da história. Coloca em prática uma segunda via interoceânica entre o Atlântico e o Pacífico.
Assim, além de permitir a passagem de navios com maiores dimensões, a ampliação facilita também um maior trânsito, reutilizando a passagem de água – 200 milhões de litros -  cada vez que um navio efectua o trajecto.
Para a execução da obra foram necessários dez mil trabalhadores de 40 nacionalidades e o material utilizado daria para construir duas pirâmides como as de Keops, no Egipto, além de 220 mil toneladas de ferro, o que permitiria levantar 22 conjuntos como o da Torre Eiffel, de Paris.
Cerca de 12.400 navios atravessam anualmente o centenário canal com cerca de 80 km. de trajecto em oito a dez horas. Se o canal não existisse a travessia entre os dois oceanos demoraria cerca de 20 dias.
Escolhido por sorteio, foi um Navio chinês - o Cosco Shopping - o primeiro a transpor as novas comportas, iniciando o percurso de 77 km e transportando mais de 9 mil contentores.
O canal do Panamá  é um canal artificial de navios com 77,1 quilómetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico  (através do mar do Caribe) ao oceano Pacífico. O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional.
França começou a construir o canal em 1881, mas teve que interromper devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores por doenças tropicais. Os Estados Unidos assumiram o projecto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de Agosto de 1914.
Um dos maiores e mais difíceis projectos de engenharia já realizados, o Canal do Panamá reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os oceanos Atlântico e Pacífico de navio, o que permitiu evitar a longa e perigosa rota do cabo Horn, no extremo sul da América do Sul, através da passagem de Drake ou do estreito de Magalhães. A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo Pacífico, permitiu que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O tempo aproximado para cruzar o canal varia entre 8 e 10 horas.



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