Efeméride dia 26 – Reinauguração Canal do
Panamá
O Panamá reinaugurou neste domingo (26), o
novo Canal do Panamá, um projecto histórico que levou quase sete anos a ser concluído.
O novo canal custou cerca de US$ 5,580 bilhões, sendo
considerado a maior obra de engenharia civil da história. Coloca em prática uma
segunda via interoceânica entre o Atlântico e o Pacífico.
Assim, além de permitir a passagem de navios com maiores
dimensões, a ampliação facilita também um maior trânsito, reutilizando a
passagem de água – 200 milhões de litros - cada vez que um navio efectua
o trajecto.
Para a execução da obra foram necessários dez mil trabalhadores
de 40 nacionalidades e o material utilizado daria para construir duas pirâmides
como as de Keops, no Egipto, além de 220 mil toneladas de ferro, o que
permitiria levantar 22 conjuntos como o da Torre Eiffel, de Paris.
Cerca de 12.400 navios atravessam anualmente o centenário canal com
cerca de 80 km. de trajecto em oito a dez horas. Se o canal não existisse a
travessia entre os dois oceanos demoraria cerca de 20 dias.
Escolhido por sorteio, foi um Navio chinês - o Cosco Shopping -
o primeiro a transpor as novas comportas, iniciando o percurso de 77 km e
transportando mais de 9 mil contentores.
O canal do Panamá é um canal artificial de navios com 77,1 quilómetros
de extensão, localizado no Panamá e
que liga o oceano Atlântico (através do mar do Caribe)
ao oceano Pacífico. O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia chave
para o comércio marítimo internacional.
A França começou a construir o canal em 1881, mas teve que interromper
devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de
trabalhadores por doenças tropicais. Os Estados Unidos assumiram
o projecto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi
inaugurado oficialmente em 15 de Agosto de 1914.
Um dos maiores e mais difíceis projectos de engenharia já
realizados, o Canal do Panamá reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os
oceanos Atlântico e Pacífico de navio, o que permitiu evitar a longa e perigosa
rota do cabo Horn,
no extremo sul da América do Sul,
através da passagem de Drake ou do estreito de Magalhães. A passagem mais curta,
mais rápida e mais segura para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para
os países banhados pelo Pacífico, permitiu que essas regiões se tornassem mais
integradas à economia mundial. O tempo aproximado para cruzar o canal varia
entre 8 e 10 horas.
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