Galileu Galilei
ESTAMOS em 22 de junho de 1633. Um
homem idoso e debilitado ajoelha-se diante do tribunal do Santo Ofício. O réu é
um dos mais ilustres cientistas da época baseando-se as suas convicções
científicas em longos anos de estudo e pesquisa. Mas, para não ser executado,
tem de renegar o que sabe ser a verdade.
Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei; Pisa, 15 de
fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico,
matemático,
astrônomo
e filósofo
italiano.
Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos
sete filhos do alaudista Vincenzo
Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu boa parte de sua vida em Pisa e em Florença,
na época integrantes do Grão-Ducado da Toscana.
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos
sistemáticos do movimento uniformemente acelerado
e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos
corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras
da mecânica newtoniana. Galileu melhorou
significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as
manchas solares,
as montanhas da Lua,
as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno,
as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram
decisivamente na defesa do heliocentrismo.
Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava
numa metodologia aristotélica.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos
como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir
ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método
empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método
aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a isto Galileu é
considerado como o "pai da ciência moderna".
O termómetro
de Galileu. O seu funcionamento baseia-se na descoberta de que a densidade de um líquido, e logo também a força de impulsão por este exercida, depende da temperatura.
Inventou a balança hidrostática, cujo mecanismo descreveu no breve
tratado "La bilancetta", publicado postumamente em 1644. Durante o
curso de medicina descobriu o isocronismo do pêndulo, determinando que o seu período não depende da massa,
mas apenas do comprimento do fio. Foi o primeiro a pensar que este fenómeno
permitiria fazer relógios muito mais precisos, e já no final da sua vida viria
a trabalhar no mecanismo de escapo que mais tarde originaria o relógio de
pêndulo.
Em 1588, com o apoio de Guidobaldo del Monte, matemático e admirador da sua
obra, Galileu foi nomeado para a cátedra de matemática na Universidade de Pisa.
Realizou as suas famosas experiências de queda de corpos em planos inclinados. Nestas, demonstra que a velocidade de queda não
depende do peso. Em 1590, publicou o pequeno tratado "De motu", sobre
o movimento dos corpos. Com suas experiências de movimento de esferas em planos
inclinados aproximou-se do que seria mais tarde conhecido como a primeira lei de Newton. Suas descobertas sobre o movimento
tiveram significado especial pela abordagem matemática usada para analisá-las.
A abordagem matemática se tornaria a marca registrada da física dos séculos XVII e XVIII e por esta razão Galileu seria chamado o "pai da
física matemática".
Em 1592, ainda devido à influência de Guidobaldo
del Monte, conseguiu a cátedra de matemática na Universidade de Pádua,
onde passou os 18 anos seguintes. Em Pádua
conquistou reputação internacional e suas aulas eram frequentadas por até mil
alunos.
Em 1609, em uma de suas frequentes viagens a Veneza
com seu amigo Paulo Sarpi ouviu rumores
sobre a "trompa holandesa", um telescópio que foi oferecido por alto preço ao doge de Veneza. Ao saber que o instrumento era composto
de duas lentes em um tubo, Galileu logo construiu um capaz de aumentar três
vezes o tamanho aparente de um objeto, depois outro de dez vezes e, por fim, um
capaz de aumentar 30 vezes.
O eco das descobertas astronômicas de Galileu foi
imediato, devido à publicação do Sidereus Nuncius foi nomeado matemático e
filósofo grã-ducal. Entretanto observa as manchas
solares, que o leva a admitir que os objetos celestes também são
"corruptíveis" e ocasiona uma troca de correspondência com Christoph Scheiner, que punha a hipótese das
manchas serem satélites, ao contrário da opinião de Galileu, que comprovou que estas
eram contínuas com a superfície do sol.
Em 1616, a Inquisição
(Tribunal do Santo Ofício) pronunciou-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a
afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de
que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora
pronunciado a nível científico. O livro de Copérnico De revolutionibus orbium coelestium,
entre outros sobre o mesmo tema, foi incluído no Index librorum prohibitorum ("Índice
dos livros proibidos"). Foi proibido falar do heliocentrismo como
realidade física, mas era permitido referir-se a este como hipótese matemática
(de acordo com esta ideia o livro de Copérnico foi retirado do Index passados
quatro anos, com poucas alterações). Apesar de que nenhum dos livros de Galileu
foi nesta altura incluído no Index, ele foi no entanto convocado a Roma para
expor os seus novos argumentos. Teve assim a oportunidade de defender as suas
ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que
decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que
por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto
como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos
celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias, foi então
proibido de divulgá-las ou ensiná-las.
Apesar das admoestações, encorajado pela entrada
em funções em 1623 do novo Papa Urbano VIII, seu amigo e um espírito mais
progressivo e mais interessado nas ciências do que o seu predecessor (que
afinal nada teve directamente a ver com a sentença do tribunal), publicou nesse
mesmo ano Il Saggiatore (O Analisador), dedicado ao novo papa, para combater a física aristotélica e estabelecer a matemática
como fundamento das ciências exactas. Nele coloca em causa muitas ideias de Aristóteles
sobre movimento, entre elas a de que os corpos pesados caem mais rápido que os
leves. Galileu defendeu que objetos leves e pesados caem com a mesma velocidade
na ausência de atrito, diz-se que subiu à torre de Pisa
e daí lançou objetos com vários pesos, mas essa história nunca foi confirmada.
Este livro era também a reposta a uma polémica que mantinha com o jesuíta Orazio Grassi
que defendia o modelo cosmológico de Tycho Brahe
segundo o qual a Terra estava fixa no centro do Universo, mas os planetas e
outros astros giravam em torno do Sol, que por sua vez girava em torno da
Terra. Orazio Grassi defendia também que os cometas eram corpos celestes, o que
é correcto, enquanto Galileu defendia erroneamente que eram produto da luz
solar sobre o vapor atmosférico.
O papa Urbano
VIII, que chegou a afirmar que "a Igreja não tinha condenado e
não condenaria a doutrina de Copérnico
como herética, mas apenas como temerária" e tinha sido testemunha de
defesa no processo de 1616, recebeu Galileu no Vaticano
em seis audiências em que lhe ofereceu honrarias, dinheiro (pensões de promoção
académica e apoio científico) e recomendações. No entanto, o Papa não aceitou o
pedido de Galileu de revogar o decreto de 1616 contra o heliocentrismo.
Ao contrário, encorajou Galileu a continuar os seus estudos sobre o mesmo, mas
sempre como uma hipótese matemática útil porque simplificava os cálculos das
órbitas dos astros e significavam um avanço científico que ainda não estaria
suficientemente maturo para a época.
Foi neste contexto que Galileu escreveu Dialogo
di Galileo Galilei sopra i due Massimi Sistemi del Mondo Tolemaico e
Copernicano, por vezes abreviado para Dialogo sopra i due massimi sistemi del
mondo ("Diálogo sobre
os dois principais sistemas do mundo") completado em 1630 e
publicado em 1632, onde voltou a defender o sistema heliocêntrico e a utilizar
como prova a sua teoria incorrecta das marés.
É um diálogo entre três personagens: Salviati (que defende o heliocentrismo),
Simplício (que defende o geocentrismo e é um pouco tonto) e Sagredo (um
personagem neutro, mas que termina por concordar com Salviati). Esta obra foi
decisiva no processo da Inquisição
contra Galileu. A isto se deve a história complexa que levou à sua publicação.
Em 1630, com a obra terminada, Galileu viajou a
Roma para apresentá-la pessoalmente ao papa. Este fez apenas uma leitura
brevíssima e entrega-a aos censores do Vaticano para avaliar se estava de
acordo com o decreto de 1616. Mas várias vicissitudes e em particular a
ignorância dos censores em astronomia levaram a um grande atraso nesta
avaliação, pois realmente o livro voltava a encalhar em aspectos dos defensores
do geocentrismo e de uma facção da disputa académica. No fim foram realizadas
apenas algumas experiências.
Galileu era cristão, mas tinha um temperamento
conflituoso e viveu numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia a sua vigilância
sobre a doutrina para fazer frente às derrotas que sofria pela Reforma Protestante. O papa sentiu que a
aceitação do modelo heliocêntrico como ferramenta matemática tinha sido
ultrapassada e convocou Galileu a Roma para ser julgado, apesar de este se
encontrar bastante doente. Após um julgamento longo e atribulado foi condenado
a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Os
livros de Galileu foram incluídos no Index, censurados e proibidos, mas foram
publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo
tinha já substituído o catolicismo, o que havia tornado a região livre da
censura do Santo Ofício.
Em 1638, quando já estava completamente cego,
publicou Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nuove Scienze em Leiden,
na Holanda, a sua obra mais importante. Nela discute as leis do movimento e a
estrutura da matéria.
Inicialmente, Galileu e a sua obra foram
recebidos e aclamados por clérigos proeminentes. No final de 1610, o padre
Cristóvão Clavius escrevia a Galileu, informando-o que os seus colegas
astrónomos jesuítas confirmaram as descobertas que ele tinha feito através do
telescópio. Quando, no ano seguinte, foi a Roma, Galileu foi recebido com
enorme entusiasmo, quer por figuras religiosas, quer por figuras seculares,
tendo escrito a uma amigo: "Fui recebido com favor por muitos cardeais,
prelados e ilustres príncipes desta cidade".
A Igreja não tinha qualquer objecção ao uso do
sistema coperniciano (heliocêntrico), Galileu, apesar de estar convencido de
que o sistema não era uma simples hipótese não tinha provas que permitissem
sustentar minimamente que fosse, esta convicção.
Ainda assim, em 1616, depois de Galileu ter
pública e persistentemente ensinado o sistema coperniciano, as autoridades da
Igreja ordenaram-lhe que deixasse de apresentar a teoria coperniciana como se
fosse uma teoria verdadeira, embora continuasse a ter a liberdade de a
apresentar como uma hipótese. Galileu aceitou esta indicação, e prosseguiu com
a investigação. Em 1632, Galileu publica o Diálogo dos grandes sistemas, mas
ignorando a indicação que lhe fora dada. Em 1633 foi declarado suspeito de
heresia.
Há muitos equívocos quanto à morte de Galileu,
pois não foi ele o cientista queimado vivo por sua concepção astronómica, mas Giordano
Bruno (1548-1600) que havia sido condenado à morte por heresia nos
tribunais da Inquisição ao defender ideias semelhantes. Galileu Galilei, na
verdade, morre em Arcetri rodeado pela sua filha Maria Celeste e os seus
discípulos. Foi enterrado na Basílica de Santa Cruz em Florença,
onde também estão Machiavelli e Michelangelo.
No decorrer dos séculos, a Igreja Católica reviu as suas posições no
confronto com Galileu. Em 1846, são removidas todas as obras que apoiam o
sistema coperniciano da versão revista do Index Librorum Prohibitorum. Em mais de
três séculos passados da sua condenação, é iniciada a revisão do seu processo
que decide pela sua absolvição em 1983. Contudo a revisão da condenação não tem
nada a ver com o sistema heliocêntrico porque esse nunca foi objecto dos
processos.
Os autores medievais aceitavam que a Terra era redonda,
mas acreditavam no geocentrismo como fora estruturado por Aristóteles
e Ptolomeu.
Galileu viveu uma época atribulada. Durante a Idade Média,
muitos teólogos já haviam reinterpretado as escrituras, mas depois do Concílio de Trento a Igreja passava a condenar
esse comportamento. Galileu acabou condenado por desobediência e por proferir
conteúdos contra a doutrina católica, por ignorância nestes temas,
ao mesmo tempo que muitos clérigos apoiaram o geocentrismo e outros o
heliocentrismo em disputas académicas.
No ano 2000, o Papa João Paulo II emitiu finalmente um pedido
formal de desculpas por todos os erros cometidos pela Igreja Católica nos
últimos 2.000 anos, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisição.
Referências
- UOL:educação http://educacao.uol.com.br/biografias/galileu-galilei.jhtm UOL Biografia de Galileu Galilei. Página visitada em 20 de novembro de 2011.
- SCHWARTZ, Joseph (1992). O momento criativo. Mito e alienação na ciência moderna 1 (São Paulo: Best Seller/Círculo do Livro). Parâmetro desconhecido |volumes= ignorado (|volume=) (Ajuda)
- METELLI, Piero. «Treasures - The Central National Library of Florence - Sidereus Nuncius» (em inglês). The European Library. Consultado em 2 de janeiro de 2010.
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