domingo, 10 de julho de 2016

Efeméride de 10 de Julho – Regresso da Bérrio


Efeméride de 10 de Julho – Regresso da Bérrio

A 10 de Julho de 1499, chegou a Lisboa a Caravela "Bérrio" com a notícia da descoberta do caminho marítimo para a Índia. Era comandada por Nicolau Coelho.

A Bérrio, uma caravela latina - envergava velas triangulares que lhe permitiam bolinar[i] melhor - robusta e veloz, com 30 metros de comprimento, três mastros e 50 toneis de porte (1 tonel igual a cerca de 1.000 litros), equivalente a cerca de 50 toneladas.

A Bérrio partira de Lisboa a 8 de Julho de 1497, juntamente com as naus -embarcações que utilizavam pano redondo - São Gabriel e São Rafael, cada uma com 90 tonéis, bem como uma carraca[ii] de mantimentos com 110 tonéis, sem nome ou São Miguel, segundo alguns historiadores.

Sendo a mais leve e rápida da frota, foi a primeira embarcação a regressar a Lisboa a 10 de Julho de 1499 sob o comando de Nicolau Coelho e tendo como piloto Pêro Escobar, que mais tarde acompanhariam a frota de Pedro Álvares Cabral na sua viagem de descoberta do Brasil em 1500.



[i] Bolinar: Em termos náuticos, navegar à bolina, bolinar ou velejar de contra-vento é marear (ou seja, navegar) com vento afastado o máximo 6 quartas da proa (± 45 graus). É uma técnica utilizada por embarcações que consiste em ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável.
[ii] Carraca (do árabe Harraqa) era o nome dado a um tipo de navio utilizado no transporte de mercadorias referenciado em documentos dos séculos XV e XVI, ...

Fonte: Wikipedia


Sem comentários:

Enviar um comentário