quarta-feira, 20 de julho de 2016

Efeméride de 20 de Julho – Morte de Calouste Gulbenkian

Efeméride de 20 de Julho – Morte de Calouste Gulbenkian
A 20 de Julho de 1955, em Lisboa, morre Calouste Gulbenkian
Calouste Sarkis Gulbenkian, de origem Arménia,  nasceu em Istambul, Turquia a  23 de Março de 1869 — e morreu em Lisboa, a 20 de Julho de 1955.
Engenheiro e empresário arménio otomano naturalizado britânico  (1902), activo no sector do petróleo e um dos pioneiros no desenvolvimento desse sector no Médio Oriente.  Foi também um mecenas, tendo dado um grande contributo para o fomento da cultura em Portugal. A sua herança esteve na origem da constituição da Fundação Calouste Gulbenkian.
Nasceu numa família de abastados comerciantes arménios de Istambul. O seu pai importava querosene da Rússia.
Estudou em Londres, no King's College, onde obteve o diploma de Engenharia (1887).
Negociador hábil e esclarecido, perito financeiro de grande categoria, Gulbenkian negociou contratos de exploração petrolífera com os grandes empresários internacionais e as autoridades otomanas, fomentando a exploração racional e organizada desta fonte de energia emergente. A indústria internacional dos petróleos começava a tomar forma no fim do século XIX. Gulbenkian organizou o grupo Royal Dutch, serviu de ligação entre as indústrias americanas e russas e deu o primeiro impulso à indústria na região do Golfo Pérsico.
Durante a Primeira Guerra Mundial sugeriu em França a criação de um gabinete para controlo do petróleo, o Comité Générale du Pétrole, chefiado por Henri Bérenger. Ao serviço deste comité, obteve êxito para um seu plano: pelo Tratado de San Remo (1920), a França ganhou à Grã-Bretanha o direito a administrar os interesses do Deutsche Bank na companhia de petróleo turca (os ingleses faziam-no desde 1915).
Em 1928, desempenhou papel fulcral nas negociações multipartidas entre grandes empresas internacionais para a divisão da então Turkish Petroleum Co., Ltd. (hoje a Iraq Petroleum Co., Ltd.) entre a Anglo-Persian Oil Co. (hoje a BP), a Royal Dutch Shell Group, a Companhia Francesa de Petróleos e a Near East Development Corp. (metade da Standard Oil e metade da Socony Mobil Oil). A cada uma coube 23,75% do capital e, a Calouste Gulbenkian, 5%. Este facto originou que Gulbenkian ficasse conhecido na indústria do petróleo como "o Senhor Cinco por Cento". A riqueza que acumulou permitiu-lhe satisfazer a paixão pelas obras de arte.
A 28 de Fevereiro de 1950 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Morre em Lisboa no dia 20 de Julho de 1955.


Sem comentários:

Enviar um comentário