sexta-feira, 15 de julho de 2016

Efeméride de 15 de Julho – Tomada de Jerusalém pelos Cruzados

Efeméride de 15 de Julho – Tomada de Jerusalém pelos Cruzados

Em 15 de Julho de 1099 – Primeira Cruzada: os cristãos conquistam o Santo Sepulcro em Jerusalém e tomam a cidade, pondo fim a um cerco militar.
A Primeira Cruzada foi proclamada em 1095 pelo papa Urbano II com o objectivo duplo de auxiliar os cristãos ortodoxos do leste e libertar Jerusalém e a Terra Santa do jugo muçulmano. Na verdade, não foi um único movimento, mas um conjunto de acções bélicas de inspiração religiosa, que incluiu a Cruzada Popular, a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101.

Começou com um apelo do Imperador Bizantino Aleixo I ao papa para o envio de mercenários para combater os turcos seljúcidas na Anatólia. Mas a resposta do cristianismo ocidental rapidamente se tornou em uma verdadeira migração de conquista territorial no Levante. Nobreza e povo de várias nações da Europa Ocidental fizeram a  peregrinação armada até à Terra Santa, existem algumas evidências que D. Henrique terá participado, por terra e por mar, e tomaram a cidade de Jerusalém em 15 de Julho de 1099, criando o Reino Latino de Jerusalém e outros estados cruzados.

A Primeira Cruzada representou um marco na mentalidade e nas relações de cristãos ocidentais, cristãos orientais e muçulmanos. Apesar das suas conquistas terem eventualmente sido completamente perdidas, também foi o início da expansão do ocidente que, juntamente com a Reconquista da península Ibérica, resultaria na aventura dos descobrimentos e no imperialismo ocidental.


Sem comentários:

Enviar um comentário