sábado, 16 de julho de 2016

Efeméride de 16 de Julho – Inicio da Era Nuclear


Efeméride de 16 de Julho – Inicio da Era Nuclear

A 16 de Julho de 1945 – Inicia-se a Era Nuclear: no de curso do Projeto Manhattan, os Estados Unidos realizam a Experiência Trinity, detonando com sucesso uma bomba nuclear de plutônio – acontecia assim a primeira explosão nuclear da história.

O Projeto Manhattan foi um projeto de pesquisa e desenvolvimento que leva à produção das primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi liderada pelos Estados Unidos, com o apoio do Reino Unido e Canadá. De 1940 a 1946, o projeto esteve sob a direção do major-general Leslie Groves do Corpo de Engenheiros do Exército.

O Projeto Manhattan começou modestamente em 1939, mas cresceu e empregou mais de 130 000 pessoas e custou cerca de US$ 2 bilhões (equivalente a cerca de 23 mil milhões de euros em 2013). Mais de 90% do custo foi para a construção de fábricas e produção de materiais físseis, com menos de 10% para o desenvolvimento e produção das armas. A pesquisa e produção ocorreu em mais de 30 locais nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

O projeto foi acusado de, através da Operação Alsos, ter utilizado espiões para recolher informações sobre o Projeto de energia nuclear alemão que estaria em curso.

O primeiro dispositivo nuclear a ser detonado foi uma bomba de implosão no teste Trinity, realizado em Alamogordo , Novo México em 16 de julho de 1945. As bombas Little Boy e Fat Man, do tipo de implosão, foram utilizados nos bombardeamentos atômicos de Hiroshima e Nagasaki, respetivamente.

Nos anos pós-guerra, o Projeto Manhattan realizou testes de armas no Atol de Bikini, como parte da Operação Crossroads, desenvolveu novas armas, promoveu o desenvolvimento da rede de laboratórios nacionais.

O Projeto Manhattan foi desenvolvido sob uma cobertura de segurança rígida, mesmo assim os serviços secretos, espiões atômicos soviéticos, conseguiram ter acesso ao programa.






Sem comentários:

Enviar um comentário