O NRP Sagres ou
NE Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa.
O atual Sagres
é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de apoio á formação na
área da náutica na Marinha Portuguesa. Tendo como missão principal permitir o
treino e o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, futuros
oficiais da Marinha Portuguesa. Complementarmente, é utilizado na representação
nacional e internacional da Marinha e de Portugal
Na sua proa
encontra-se representada a figura do Infante D. Henrique, o grande
impulsionador dos descobrimentos portugueses, o seu casco, construído em chapas
de aço de 10mm de espessura, é dotado de 23 velas, 10 de pano redondo e 13 de
pano latino, sendo 11 triangulares e 2 quadrangulares. Um dos veleiros mais
famosos no Mundo, conhecido pelas cruzes de Cristo vermelhas desenhadas nas
velas redondas.
Construído nos
estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções
como navio-escola da Marinha Alemã — onde era chamado Albert Leo Schlageter —
juntamente com os seus semelhantes da classe Gorch Fock: o primeiro, que deu o
nome à classe, o segundo, ex-Horst Wessel (atual USCGC Eagle), e o quarto, Mircea;
houve ainda um quinto, o Herbert Norkus, destruído antes de ter sido terminado.
No final da II
Guerra Mundial, foi apressado pelos Estados Unidos, sendo vendido à Marinha do
Brasil em 1948 por um valor simbólico de $5.000 dólares. No Brasil recebeu
então o nome de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi
adquirido por Portugal por 150.000 dólares para ser usado em substituição do Sagres
II (ex-Rickmer Rickmers).
Parece que
terá sido pela acção e empenho do Dr. Pedro Teotónio Pereira, na altura
Ministro da Presidência e um grande amante da vela, que este negócio se terá
concretizado. O navio recebeu o mesmo nome do seu antecessor, entrando ao
serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.
Por vezes o Sagres
III é erradamente referido como "Sagres II", em virtude do
desconhecimento da existência do primeiro navio com este nome. Na realidade, o
primeiro Sagres foi uma corveta de madeira, construída em 1858 em Inglaterra.
Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola para alunos marinheiros, entre 1882
e 1898.
A 4 de Julho
de 1984 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e, a 12 de
Março de 2012 Membro-Honorário da Ordem Militar de Cristo.
Em 19 de
Janeiro de 2010 partiu para a terceira volta ao mundo. No total, a viagem teve
a duração de mais de 300 dias, dos quais 71 por cento a navegar e 29 por cento
nos portos. O navio visitou 27 cidades costeiras, de 19 países diferentes,
antes de regressar a Lisboa, em Dezembro de 2010. Durante esta terceira viagem,
percorreu 40.000 milhas e navegou durante 5.500 horas. Foi também visitado por
cerca de 300.000 pessoas.
Além das
circum-navegações a Sagres participou na Regata Colombo (1992), nas
comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão (1993) e ainda
nas celebrações por ocasião dos 500 anos da Descoberta do Brasil (2000).
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