sábado, 24 de setembro de 2016

Dom Pedro IV morre em Queluz – Efeméride de 24 de Setembro


Dom Pedro IV morre em Queluz – Efeméride de 24 de Setembro

A 24 de Setembro de 1834, morre, em Queluz, Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, que viria a ser o primeiro Imperador do Brasil, como D. Pedro I e, ainda, o 28º Rei de Portugal, como D. Pedro IV.
Dom Pedro I e IV nasceu e morreu em Queluz, 12 de Outubro de 1798 e 24 de Setembro de 1834). Com os cognomes de "o Libertador" e "o Rei Soldado",[i] foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também, brevemente, Rei de Portugal como Pedro IV entre Março e Maio de 1826. Dom Pedro foi o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa a infanta Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim membro da Casa de Bragança. Dom Pedro viveu os seus primeiros anos de vida em Portugal até que em 1807 tropas francesas invadiram o país, originando a transferência da família real para o Brasil.

O início da Revolução Liberal do Porto em 1820 forçou o regresso de João VI a Portugal em Abril do ano seguinte, com Pedro a ficar no Brasil como regente.

Desde a chegada da família real portuguesa em 1808 o Brasil tinha gozado de grande autonomia política.Com a ameaça do governo português de revogar essas liberdades é criado grande descontentamento na colônia. Pedro ficou do lado dos brasileiros e declarou a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822. Aclamado imperador do Brasil no dia 12 de Outubro derrotou as forças fiéis a Portugal até Março de 1824.

Entretanto com a morte de seu pai Pedro torna-se também o rei de Portugal abdicando do trono em favor de sua filha mais velha Dona Maria II.

 Em 1828 o trono de Dona Maria foi usurpado pelo infante Dom Miguel, irmão mais novo de Dom Pedro.
Dom Pedro foi incapaz de lidar com os problemas simultâneos do Brasil e Portugal, abdicando do trono brasileiro em 7 de Abril de 1831 em favor de seu filho mais novo Dom Pedro II e regressando à Europa.
Dom Pedro partiu para o arquipélago dos Açores, o único território português que permanecera leal a Maria. Passou alguns meses a ultimar a sua preparação e por fim partiu para Portugal continental, entrando na cidade do Porto sem oposição no dia 9 de Julho 1832 liderando uma pequena força portuguesa composta por liberais como Almeida Garrett e Alexandre Herculano, além de mercenários estrangeiros e voluntários como o neto de La Fayette, Adrien Jules de Lasteyrie

O que parecia inicialmente uma guerra civil portuguesa, rapidamente evolui-o para um conflito mais alargado englobando toda a península Ibérica numa disputa entre defensores do liberalismo e aqueles que pretendiam o regresso ao absolutismo.

Dom Pedro morre de tuberculose em 24 de Setembro de 1834, poucos meses depois da facção liberal ter saído vitoriosa.  



[i] Pedro ficou conhecido no Brasil como "o Libertador" devido ao seu papel na independência do país.[1] Ele também ficou conhecido em Portugal como "o Libertador", além de "o Rei Soldado". Ambos os epítetos vieram de seu papel nas guerras contra seu irmão Miguel.[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário