sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Rendição do Japão - Efeméride de 2 de Setembro


Efeméride de 2 de Setembro – Rendição do Japão

Em 2 de Setembro de 1945, o Japão assinava o acto formal de rendição da Segunda Guerra Mundial a bordo do Cruzador norte-americano USS Missouri, na Baía de Tóquio. Chegava ao fim a Segunda Guerra Mundial, que havia começado seis anos antes (1 de Setembro 1939). Antes da assinatura do documento, os japoneses haviam anunciado a sua rendição no dia 15 de Agosto.






O documento de rendição foi assinado pelos representantes do Império do Japão, dos Estados Unidos, da China,  do Reino Unido, da União Soviética, da Austrália, do Canadá, do Governo provisório da República da França, dos Países Baixos, e da Nova Zelândia.



Anteriormente, a 11 de Julho, os líderes aliados haviam-se reunido em Potsdam, na Alemanha. Dessa reunião saiu a exigência da rendição incondicional de todas as forças japonesas.



Como o Japão continuou a ignorar os termos de Potsdam, os EUA recorreram ao lançaram de bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hirochima (6 de Agosto) e Nagasaki (9 de Agosto).



Entre o lançamento das duas bombas, os soviéticos invadiram a Manchúria e derrotaram o Exército de Guangdong, principal força de combate japonesa. Dominado e destruído, não restou outra alternativa ao Japão a não ser a rendição.


Sem comentários:

Enviar um comentário