sexta-feira, 19 de julho de 2019

Efeméride de 20 de Julho de 1969 - Apollo 11 pousou na Lua

Há 50 anos, no dia 20 de Julho de 1969, pelas 20h 17m 40s, a nave espacial da missão americana Apollo 11 pousou na Lua. O mundo inteiro parou para ver o momento histórico que foi transmitido ao vivo pela TV e assistido por mais de 500 milhões de pessoas ao redor do globo. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, tendo afirmado:

Nascido a 5 de Agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio (EUA), Neil Armstrong foi um dos três astronautas da histórica missão Apollo 11, que pousou na Lua a 20 de Julho de 1969. Os outros eram Michael Collins e Edward "Buzz" Aldrin. Collins permaneceu no módulo de comando em órbita, enquanto Armstrong e Aldrin fizeram a alunagem a bordo do módulo Eagle, no chamado Mar da Tranquilidade. "Houston, aqui base da Tranquilidade. A águia pousou", disse Armstrong. Foi ele o primeiro a descer, pisando o solo lunar pela primeira vez na história e pronunciando uma frase que se tornaria célebre: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a Humanidade". Buzz Aldrin juntou-se a Armstrong e ambos passaram duas horas a caminhar sobre a superfície lunar, recolhendo 21 quilos de rochas, tirando fotografias e colocando uma bandeira norte-americana no solo, a mais de 380 mil quilómetros do planeta Terra. 



A Lua foi o ponto de chegada de uma competição que tinha começado há décadas. O início da corrida ao Espaço começou imediatamente após o fim da Segunda Guerra Mundial e prolongou-se nos anos seguintes, com a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, virando uma competição entre superpotências.

Quem alcançaria os maiores avanços em armamento nuclear? E na conquista do Espaço?

Agosto de 1955: Estados Unidos anunciam que lançariam um satélite à Lua e a União Soviética responde que faria isso em breve;

4 de Outubro de 1957: os soviéticos partem na frente e lançam o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial na órbita terrestre;

12 de Abril de 1961: o astronauta soviético Yuri Gagarin é o primeiro homem a viajar no Espaço. Tendo dado uma volta completa na orbita terreste;

20 de Julho de 1969: a missão Apollo 11 pousa na Lua.

Os americanos correram atrás do prejuízo e com Neil Armstrong, os Estados Unidos venciam a corrida. O astronauta plantou a bandeira do único país que, até hoje, enviou homens à Lua. Até dezembro de 1972, foram 12 astronautas.

Agora, numa nova corrida espacial, outras bandeiras devem ser plantadas com uma diferença importante: não devem chegar só pelas mãos dos governos.

Os chineses estão incentivando a participação de pequenas empresas privadas nos projetos. Em janeiro de 2019, eles foram a terceira nação a pousar uma sonda na Lua, levando o módulo Chang'e 4 ao chamado lado oculto, onde nenhum outro tinha chegado antes.

A Agência Espacial Europeia (ESA) assinou parceria com empresas para desenvolver um projeto de mineração do solo lunar, até 2025.

Nos Estados Unidos, a NASA já anunciou que vai abrir a Estação Espacial Internacional para turistas a partir de 2020, será?

Em março passado, uma cápsula da empresa privada SpaceX, em parceria com a Agência Espacial Americana, cumpriu uma missão de teste, comprovando a possibilidade de enviar passageiros.

Os Estados Unidos querem chegar e colocar a sua bandeira mais longe ainda: em Marte. O caminho está sendo preparado com o projeto de voltar à Lua em 2024; desta vez, desembarcando a primeira mulher.

Até lá, a NASA faz um convite: "Se é uma empresa privada ou até um pequeno país e quer levar um módulo espacial, seja bem-vindo. Nós apoiamos de modo a fazer um sistema compatível e ter acesso à superfície da Lua", afirma o administrador da agência, Jim Bridenstine.

Em julho de 2019, essa nova corrida espacial não para e a meta é Marte 2035.



Em 2018. Na abertura da 75.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, um filme com assinatura de Damien Chazelle ("Whiplash - Nos Limites", "La La Land: Melodia de Amor"). Baseia-se na obra homónima em que o escritor James R. Hansen descreve os acontecimentos que deram origem à primeira viagem do ser humano à Lua e a forma como astronauta Neil Armstrong e toda a equipa em seu redor mudaria a percepção da espécie humana sobre si mesma. Com Ryan Gosling como protagonista, conta também com Claire Foy, Jason Clarke, Kyle Chandler, Corey Stoll e Patrick Fugit. PÚBLICO


Sem comentários:

Enviar um comentário