domingo, 4 de agosto de 2019

Efeméride 4 de Agosto 1779 – Criação da Academia Real da Marinha

A  Academia Real da Marinha foi uma instituição de ensino superior portuguesa criada em Lisboa, por Lei de 5 de Agosto de 1779, pela Rainha Dona Maria I e na dependência da Secretaria de Estado da Marinha. Direccionada para o ensino das ciências exactas e para o aperfeiçoamento da arte da navegação, ministrava um curso de matemática, destinado à formação dos oficiais e pilotos da Marinha Real e da marinha mercante, bem como à preparação científica para o acesso ao curso de engenharia militar.

Nos Estatutos da Academia Real da Marinha publicados na lei supracitada encontrava-se designada a sua composição: três lentes e três substitutos, um guarda-livros, um secretário e um guarda dos instrumentos “astronómicos e marítimos”. Para a inspecção da actividade da academia foi criado o cargo de Inspector-geral da Marinha.
A Academia foi uma das instituições que esteve na génese da Universidade de Lisboa.
A fundação da Academia Real da Marinha - e, mais tarde, da Academia Real dos Guarda-Marinhas - foi impulsionada por Martinho de Melo, que com o Marquês de Pombal colaborara e com ele aprendera.
A Academia manteve-se em funcionamento até 1837. Nesse ano, foi suprimida pelo Decreto dos ministérios da Guerra e da Marinha, de 11 de Janeiro de 1837, juntamente com o então extinto Real Colégio dos Nobres, dando origem à Escola Politécnica de Lisboa, a qual viria a tornar-se na actual Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Academia Real da Marinha preparava para a carreira náutica e ainda para diversas carreiras militares e civis. Nela ensinavam-se, em cursos de três anos, as matemáticas puras e aplicadas e a arte de navegar.
Para o acesso à carreira de oficial ou de piloto da Marinha Real era necessária a habilitação com a totalidade do curso matemático da Academia Real da Marinha.

Alguns cursos da Escola Politécnica de Lisboa que lhe sucedeu eram vocacionados para a Marinha, tais como o 3.º curso para oficiais da marinha ou o 4.º curso para engenheiros construtores navais. Existia também uma cadeira de Navegação, que anteriormente pertencia ao terceiro ano do curso na Academia Real da Marinha e que continuaria a ser ministrada na Escola Politécnica de Lisboa até à instituição da Escola Naval, em 1845.
Referências

1.      Projeto de Lei 58-A, apresentado à Câmara Eletiva em 6 de Agosto de 1840, relativo à Proposta de revogação do Decreto que suprimira o Colégio dos Nobres e os de criação e dotação da Escola Politécnica

2.      FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA - passado-presente: perspectivas futuras. Coordenação Fernando Bragança Gil, Maria da Graça Salvado Canelhas. Lisboa: Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, 1987


Sem comentários:

Enviar um comentário