A Ponte 25 de
Abril foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966, celebrando este os seus 53 anos de
existência. “Era a maior ponte da Europa e a quinta maior ponte do mundo”.
A construção da Ponte 25 de Abril, que tornou a travessia
entre as duas margens do rio Tejo mais fácil e rápida, envolveu cerca de três
mil trabalhadores e teve uma “grande inovação técnica” para a época.
Segundo o arquitecto e autor do livro “A Ponte Inevitável”,
Luís F. Rodrigues, a criação da estrutura custou “cerca de dois milhões de
contos (cerca de dez milhões de euros) ”, um investimento “bastante elevado”
para a época, mas que foi “essencialmente financiado pela banca estrangeira”,
nomeadamente norte-americana.
“Salazar não tinha a intenção de financiar com receitas do
Estado a Ponte 25 de Abril, portanto, Marcello Caetano, através do Segundo
Plano de Fomento, propôs que esta obra fosse financiada por crédito externo
norte-americano e foi isso que aconteceu”, disse à agência Lusa o arquitecto.
“Era a maior ponte da Europa e a quinta maior ponte do
mundo”, reforçou Luís F. Rodrigues, explicando que a obra envolveu “muitos
recursos técnicos, muitos recursos humanos, congregou operários, congregou engenheiros
de diferentes nacionalidades, essencialmente norte-americanos, e constituiu
quase uma escola da engenharia”.
Inspirada na Ponte Golden Gate, nos Estados Unidos, tinha
“especificidades muito próprias” e “um design muito mais leve e muito mais
dinâmico” do que a ponte suspensa norte-americana.
As obras começaram a dia 5 de Novembro de 1962 e, passados
quase quatro anos - seis meses antes do prazo previsto -, a ponte, inicialmente
designada como Ponte sobre o Tejo, foi inaugurada com o nome de Ponte Salazar a
6 de Agosto de 1966.
A Ponte 25 de Abril (nome que só ganhou depois da Revolução
dos Cravos) tem mais de dois mil metros de comprimento, entre as margens de
Lisboa e de Almada, e o tabuleiro fica a 70 metros de altura acima do nível da
água do rio.
“A criação de novas faixas rodoviárias aconteceu em 1998,
com o objectivo de responder ao elevado volume de tráfego, mas já em 1990 tinha
sido aberta uma quinta faixa, designada como “a noiva”, por ser pintada de
branco, e que funcionava como via reversível, aberta para norte de manhã e para
sul ao fim da tarde.
Já a intenção de instalar um comboio na ponte “esteve sempre
presente nos planos dos projectistas, que desde cedo idealizaram e conceberam a
travessia do Tejo.
A travessia só passou a ter um tabuleiro ferroviário em
1999. Actualmente, atravessam a ponte todos os dias úteis mais de 200 comboios
da Fertagus, que circulam em intervalos de dez minutos nas horas de ponta,
segundo informação da empresa.
É por baixo da Ponte que nos afastamos
de quem mais gostamos e é também ela que nos recebe no regresso. Perdi a conta
das vezes que isso me aconteceu.
Nome:
Ponte 25 de Abril, Lisboa
Inauguração:
6 de Agosto de 1966
Altura:
190 m
Altura do vão
livre: 70 m
Início da
construção: 5 de Novembro de 1962
Comprimento
total: 2.228 m
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