sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Efeméride de 2 de Agosto 1486 – Larga de Lisboa Bartolomeu Dias


A 2 de Agosto de 1486, larga de Lisboa Bartolomeu Dias[i] tendo como piloto Pêro de Alenquer. Navegou pela costa de África, tendo dobrado o então "Cabo das Tormentas" [ii], até à foz do rio que foi baptizado Rio do Infante um pouco para Leste da actual cidade de "Port Elizabeth". Estava assim descoberta a passagem pelo sul do continente africano em direcção ao Oriente.

cabo da Boa Esperança  ou primitivamente conhecido como cabo das Tormentas localiza-se a sul da Cidade do Cabo e a oeste da baía Falsa, na província do Cabo Ocidental, na África do Sul.

Ao contrário do que comummente se acredita, este cabo não é o extremo meridional do continente africano, que é o cabo das Agulhas. É considerado um dos grandes cabos dos oceanos meridionais, e teve especial significado para os marinheiros durante muitos séculos. É muitas vezes referido em literatura marítima simplesmente como "o Cabo”. É um ponto importante no percurso da rota dos clippers seguida pelos veleiros para o Extremo Oriente e Austrália, e ainda marcado como passagem em várias corridas de iates.

Foi descoberto pela primeira vez em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias. Contam as crónicas da época que, como foi avistado depois de vários dias em que os marinheiros sofreram violentas tempestades (tormentas), aquele navegador lhe pôs o nome de cabo das Tormentas. Ao retornar, entretanto, com a notícia, o rei Dom João II de Portugal mudou-lhe o nome porque, ao ser dobrado, mostrou a ligação entre o oceano Atlântico e o oceano Índico e prometia a tão desejada chegada à Índia. Chamou-lhe, por isso,  cabo da Boa Esperança - o topónimo que se perpetuou. Nas palavras do cronista:

"Partidos dali, houveram vista daquele grande e notável cabo, ao qual por causa dos perigos e tormentas em o dobrar lhe puseram o nome de Tormentoso, mas el-rei D. João II lhe chamou cabo da Boa Esperança, por aquilo que prometia para o descobrimento da Índia tão desejada.





[i] Bartolomeu Dias foi um navegador português que ficou célebre por ter sido o primeiro europeu a navegar para além do extremo sul da África, dobrando o Cabo da Boa Esperança e chegando ao oceano Índico a partir do Atlântico. Nasceu em Portugal no ano de 1450 e morreu a 29 de Maio de 1500, no litoral sul da África (região do cabo da Boa Esperança).

[ii] A data de 3 de Fevereiro de 1488 é tida como certa no registo histórico do desembarque de Bartolomeu Dias no “cabo do fim da África, o Tormentoso”, muitos dias depois de as ­suas caravelas, fustigadas por ventos e forte tempestade, terem – sem o saber – dobrado o cabo que seria designado “das Tormentas” e, posteriormente, “da Boa Esperança”. O navegador determina então a latitude do lugar – pela altura do Sol – e obtém o valor de 34 graus e 22 minutos, muito para além dos 22 graus alcançados por Diogo Cão em anterior etapa da estratégia de conhecer progressivamente a costa africana em busca de “passagem” que abrisse o caminho mais curto para a Índia.

Sem comentários:

Enviar um comentário