sábado, 24 de agosto de 2019

Efeméride de 23 de Agosto de 1471 - Dom Afonso V desembarca em Arzila.

A presença dos Portugueses em Arzila, cidade marroquina da costa atlântica, ainda hoje apresenta vários vestígios após a ocupação pelas tropas de Dom Afonso V em 1471.

A conquista de Arzila enquadrou-se na política de expansão ultramarina portuguesa e ocorreu na segunda metade do século XV, após o desastre da operação em Tânger, onde muitos portugueses – entre os quais o infante Dom Fernando – foram feitos prisioneiros.

Julgava-se que a tomada de praças em Marrocos apresentaria uma mais-valia fundamental à progressão marítima e, no caso de Arzila, a tarefa estava facilitada porque existia um conflito entre os muçulmanos que se combatiam entre si. Mesmo assim o combate não foi fácil e causou várias vítimas.

Situada na costa norte de Marrocos, a cidade foi uma possessão dos portugueses entre 1471  e 1550 e, mais tarde, entre 1577 e 1589.

Para povoar / colonizar Arzila, a coroa portuguesa enviou diversas famílias judias espanholas, estabelecendo-se um acordo de paz com os mouros das redondezas pelo período de vinte anos. Apesar de escassos, ainda existem hoje alguns vestígios da presença portuguesa, entre os quais a torre de menagem da fortaleza, cuja recuperação foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Afonso V (1432 – 1481), apelidado de "o Africano" pelas suas conquistas em África, foi o Rei de Portugal e dos Algarves de 1438 até sua morte. Era o filho mais velho do rei Duarte I e sua esposa Leonor de Aragão, Casou em 1445 com sua prima Dona Isabel.



Sem comentários:

Enviar um comentário