sábado, 10 de agosto de 2019

Efeméride de 9 de Abril de 1918 – Batalha de La Lys

Na I Grande Guerra Mundial 1914-18, o Corpo Expedicionário Português (CEP) é destroçado na Batalha de La Lys, em França.

A Batalha ocorre a 9 de Abril de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, entre as forças da Alemanha e do Império Austro-Húngaro, por um lado, e a coligação de países em que se destacavam a Inglaterra, a França e Portugal, por outro.

A batalha decorreu numa planície pantanosa banhada pelo Rio Lys e seus afluentes. As forças portuguesas assumiram a disposição de um trapézio, cuja face voltada para o inimigo se estendia por 11 km, e dispuseram-se em três linhas de defesa.

O Corpo Expedicionário Português (CEP) viveu dias de terror, no dia 9 para 10 de Abril daquele ano, na já referida batalha, quando a 2ª Divisão do CEP constituída por cerca de 20 000 homens, dos quais somente 15 000 estavam nas primeiras linhas, comandados pelo general Gomes da Costa, retirava dos campos de batalha para ser substituída, sofre um dos maiores bombardeamentos do exército alemão seguido de um ataque em massa com grande resistência por parte dos portugueses, o CEP acaba por desaparecer.

Este terá sido um dos mais sangrentos confrontos em que esteve envolvido o Corpo Expedicionário Português, tendo sido contabilizadas as seguintes baixas: 1341 mortos, 4626 feridos, 1932 desaparecidos e 7440 prisioneiros.



Fonte: (Batalha de La Lys. In Infopédia)








Sem comentários:

Enviar um comentário