terça-feira, 6 de agosto de 2019

Efeméride de 6 de Agosto 1945 – Bombardeamento de Hiroxima e Nagasaki


Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroxima e Nagasaki foram realizados pelos Estados Unidos contra o Império Japonês durante os finais da Segunda Guerra Mundial, em 6 Agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas e contra alvos civis.

Depois de uma campanha de bombardeamentos que destruiu grandemente várias cidades japonesas, os Aliados preparavam-se para uma invasão do Japão. A guerra na Europa tinha terminado com a Alemanha nazi a assinar o acordo de rendição a 8 de Maio de 1945, mas a Guerra do Pacífico continuava. Juntamente com o Reino Unido e a China, os Estados Unidos exigiram a rendição incondicional das forças armadas japonesas na Declaração de Potsdam[i] em 26 de Julho de 1945, ameaçando uma "destruição rápida e total".

Em agosto de 1945, o Projeto Manhattan[ii] tinha testado com sucesso um engenho atômico e produzidas armas com base em dois projetos alternativos. 


A primeira bomba atômica de urânio designada por “Little Boy” foi lançada, a 6 de Agosto de 1945 sobre a cidade de Hiroxima, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio, designada por “Fat Man”, sobre a cidade de Nagasaki em 9 de Agosto. Durante os primeiros 2-4 meses após os rebentamentos atômicos, os efeitos das explosões provocaram a morte entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroxima e 60 mil e 80 mil em Nagasaki; sendo que cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia. Durante os meses seguintes, várias pessoas morreram devido a queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação. Em ambas as cidades, a maioria dos mortos fossem civis, embora em Hiroxima estivessem estacionados muitos militares.


Em 15 de Agosto, poucos dias depois do bombardeamento de Nagasaki e da declaração de guerra da União Soviética, o Japão anunciou sua rendição aos Aliados. Em 2 de Setembro, o governo japonês assinou o acordo de rendição[iii], pondo fim à Segunda Guerra Mundial. O papel dos bombardeamentos na rendição do Japão e a sua justificação ética continuam a merecer grandes debates entre acadêmicos, militares e sociedade civil.

O uso de armas atómicas durante o conflito justifica que entendamos o que foi a Segunda Guerra Mundial e, em que enquadramento ocorreu.


A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica ao serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais mortal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.


Geralmente considera-se o início da guerra como sendo a invasão da Polónia pela Alemanha Názi em 1 de Setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth


A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, iniciando uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991). Nesse intervalo, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação económica e integração política.



[i] Declaração de Potsdam ou a Proclamação Definindo os Termos da Rendição Japonesa  (não confundir com o Acordo de Potsdam) foi uma declaração publicada em 26 de julho de 1945 por Harry S. TrumanWinston Churchill e Chiang Kai-shek, que traçaram os termos da rendição do Japão, conforme acordado na Conferência de Potsdam. A declaração estipulava que se o Japão não se rendesse, encararia "pronta e total destruição". Tal declaração não foi aceita e o seu resultado foi o ataque das bombas nucleares litle-boy (uranio-235) e fat-man (plutonio) as cidades de Hiroxima e Nagasaki, fazendo assim com que o japão se rendesse.

[ii] Ver Efeméride de 16 de Julho – Inicio da Era Nuclear
[iii] ata de rendição do Japão foi um acordo que formalizou a Rendição do Japão, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. Foi assinado pelos representantes do Império do Japão, dos Estados Unidos, da República da China, do Reino Unido, da União Soviética, da Austrália, do Canadá, do Governo provisório da República da França, dos Países Baixos, e da Nova Zelândia no USS Missouri na Baía de Tóquio em 2 de setembro de 1945.
A cópia original do documento, está no National Archives em Washington, DC, enquanto a versão em japonês está no Museu Edo-Tokyo em Tóquio.

Sem comentários:

Enviar um comentário