segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Efeméride de 5 de Agosto 1913 – Entra em Lisboa o NRP Espadarte


A 5 de Agosto de 1913, entrava pela primeira vez em Lisboa, o NRP Espadarte, o primeiro submersível português.

O NRP Espadarte foi o primeiro submersível a entrar ao serviço activo da Marinha Portuguesa.

Tendo sido encomendado em 1907, durante o reinado de Dom Carlos I. Foi construído nos Estaleiros La Spezia em Itália, entrando ao serviço no dia 15 de Abril de 1913, o que tornou a Marinha Portuguesa numa das primeiras do mundo a ser equipada com este tipo de plataforma de armas. O seu primeiro comandante foi o primeiro-tenente Joaquim de Almeida Henriques.

O NRP Espadarte estava armado com quatro torpedos.

Juntamente com os submersíveis da classe Foca, de caraterísticas semelhantes mas mais aperfeiçoados, adquiridos em 1917, o Espadarte formou a 1ª esquadrilha de submarinos da Marinha Portuguesa. Esta esquadrilha serviu durante a 1ª Guerra Mundial sendo desactivada com a entrada ao serviço de novos submarinos em 1934, apesar do Espadarte ter sido desarmado ainda antes, em 1928.

Em 1934 o nome "Espadarte" foi novamente atribuído a um dos submersíveis da nova classe Delfim, dando origem à 2ª Esquadrilha composta pelos, Delfim, Espadarte e Golfinho

Produzidos nos estaleiro da Fiat – Em San Giorgio, Spezia, Itália, derivaram directamente do Modelo Laurenti, sendo conhecidos como Classe F.  Foi o modelo base de submersível utilizado pela marinha italiana na I Grande Guerra, tendo ganho prestígio e reconhecimento de fiabilidade, tendo sido vendido não só para Portugal, mas também para o Brasil, Espanha, Suécia e Rússia.

Face aos excelentes resultados obtidos com o NRP Espadarte, no final de 1915 o Governo Português encomendou em Itália mais três submersíveis da Classe F: o “Foca”, o “Golfinho” e o “Hidra”, os quais largaram do porto de La Spezia em Dezembro 1917 em direcção a Lisboa.

Com estes quatro Submersíveis dá-se início à arma submarina em Portugal e forma-se a 1ª Esquadrilha (1913 a 1934) 

 Em pleno conflito mundial os três submersíveis cruzaram o Mediterrâneo, em formação com o NRP Patrão Lopes e outras unidades aliadas (primeiro italiana e posteriormente francesas). Num percurso onde encontraram fortes intempéries  e zonas assoladas por submarinos inimigos, chegaram a presenciar o torpedeamento de navios mercantes nas suas proximidades. Após a longa viagem de oito etapas chegaram a Lisboa em Fevereiro de 1918.

A Base operacional da Esquadrilha ficou instalada na Doca de Belém até ao final da guerra. 

A principal missão táctica dos submersíveis da 1ª Esquadrilha foi a de vigilância costeira e guerra anti-submarina, o que levou à definição de uma zona de operações compreendida entre as Berlengas e Sines.  

A presença dos submersíveis nacionais à entrada do Tejo e o conhecimento deste facto por parte do inimigo, reforçava o poder dissuasor destas unidades navais, obrigando o inimigo a restrições tácticas, como a necessidade de navegarem nas zonas patrulhadas preferencialmente em imersão, diminuindo-lhes o campo de visão e por conseguinte a capacidade de detecção de alvos.

Actualmente a Marinha de Guerra Portuguesa mantêm em actividade a arma submarina através da sua 5ª Eaquadrilha composta pelos NRP Tridente e NRP Arpão.

Características dos submersíveis da 1ª Esquadrilha

Deslocamento: 245 t (à superfície) - 300 t (em imersão)

Comprimento: 45 m

Velocidade: 14 nós (à superfície) - 8 nós (em imersão)

Autonomia: 1500 milhas

Tripulação: 21 oficiais, sargentos e praças.

                           




Sem comentários:

Enviar um comentário