sábado, 3 de agosto de 2019

Efeméride de 3 de Agosto de 1492 – Cristóvão Colombo


A 3 de Agosto de 1492 – Cristóvão Colombo parte de Palos de la Frontera, na Espanha, rumo à ainda desconhecida América.



Enquanto Portugal tentava chegar às índias, contornando o litoral africano, um genovês, seria?  Porque não Português?[i] Cristóvão Colombo,  procurava financiamento para chegar às índias contornando a Terra, entretanto, acabou por engano, ou não, chegar às terras do continente americano, chamado de Novo Mundo tendo descoberto a América.



O irmão de Colombo, Bartolomeu, trabalhava como cartógrafo do reino português e, graças a ele, Colombo conviveu com os melhores do mundo nos campos da geografia, cartografia, astronomia e arte náutica.

Em 1485, apresentou ao rei Dom João II um projecto em que se propunha atingir as índias via Ocidente. O plano foi recusado, pois Portugal estava firmemente convicto que chegaria às índias contornando o litoral africano, dobrando o cabo das tormentas.

Com a recusa, Colombo ofereceu os seus serviços à Inglaterra e à França. Em vão. Restava a Espanha. Mas a Espanha dessa época, 1486, estava envolvida na reconquista de Granada.



Em 1488, Colombo retornou a Portugal, onde foi recebido pelo rei. Infelizmente, para Colombo, Bartolomeu Dias contornou o sul da África – Cabo da Boa Esperança -, abrindo o caminho para as índias.

Nada mais restava a fazer em Portugal. Colombo regressou a Espanha.

Os projectos de Colombo foram submetidos à análise de uma comissão da Universidade de Salamanca, que acabou por refutar o projecto, baseando-se nas Escrituras e em Santo Agostinho e afirmando que a “Terra é plana e é impossível chegar ao Oriente pelo Ocidente”. Se contestasse essa afirmação, Colombo corria o risco de ser condenado pela Inquisição.



Em 02 de Janeiro de 1492 os reis católicos finalmente retomaram Granada e entraram triunfalmente na cidade. Colombo também compareceu, aproveitando o momento de euforia e acenando com promessas de riquezas e expansão da fé. Colombo finalmente conseguiu apoio para o seu projecto.

Em 03 de Agosto de 1492, do porto de Paios saíram a nau “Santa Maria”, comandada por Colombo, e as caravelas “Pinta” e “Nina”, comandadas pelos irmãos Pinzon, em direcção às índias, navegando rumo ao poente, para demonstrar que o “ponto de chegada seria o mesmo da partida”.

Em 12 de Outubro de 1492, Colombo aportou na ilha de Guanaani,  que foi baptizada de San Salvador, na América Central.



Dias depois da sua chegada, aproximaram-se de três ilhotas, que foram batizadas de Conceição, Fernandina e Isabel.

Em 29 de Outubro chegaram à costa de Cuba; e em 15 de Dezembro à atual ilha do Haiti.

Entretanto, não havia sinal algum das “riquezas incalculáveis”, dos “telhados de ouro”, das “jóias deslumbrantes”, das “cidades jamais sonhadas”, descritas pelo viajante Marco Pólo.



Mesmo assim, diante de habitantes nus, sem palácios, Colombo acreditava ter atingido o reino de Cipango (Japão) e, portanto, as índias. Desse erro geográfico, os nativos americanos acabaram sendo conhecidos como índios.



Colombo ao partir em 16 de Janeiro de 1493, deixa na América cerca de 40 homens. Depois de muitos perigos e tempestades, a 15 de Março de 1493, Colombo regressa a Espanha, não deixando de passar primeiro por Lisboa????? Porque terá sido?[ii]

Voltando a Espanha, mesmo sem riquezas fabulosas e especiarias, Colombo foi muito bem recebido pelos reis e conseguiu um novo financiamento para uma outra viagem em busca dos “telhados de ouro” de que falara Marco Pólo.

Na segunda viagem, com saída de Cádis, a 25 de Setembro de 1493, desta vez, com mais meios (três naus e catorze caravelas), Colombo traçou uma rota muito mais a sul do que a que seguira na primeira viagem, o que lhe permitiu a descoberta das Pequenas Antilhas e a criação das primeiras bases de colonos em La Española [a ilha hoje divida entre o Haiti e a República Dominicana, também conhecida por Hispaniola], aproveitando igualmente para explorar melhor Cuba e a Jamaica.

Antes de retornar a Espanha, Colombo deixou sob comando de Bartolomeu seu irmão, a capital de Santo Domingo. Ao chegar em sua terra natal, foi acusado de tirano e perdeu assim toda a sua glória diante da Coroa.



Voltando à Espanha, mesmo sem riquezas fabulosas e especiarias, Colombo foi muito bem recebido pelos reis e conseguiu um novo financiamento para uma outra viagem em busca dos “telhados de ouro” de que falara Marco Pólo.

Realizou mais duas viagens, sem, entretanto, chegar às índias.

Na terceira, em 1498, foram seis naus, as quais alcançaram a ilha da Trinidad.

Por fim, na quarta e última viagem, Colombo saiu de Cádiz em 1502 com quatro naus, alcançando a Jamaica e a Ilha de Pinos nas Honduras. De regresso á Europa, em 1504,foi ignorado, morrendo em 1506 completamente desacreditado.

 Nesse período, Vasco da Gama atingira as índias, em 1498, e Cabral tomara posse do Brasil, em 1500.

Em 1503, a sua protectora, a rainha Isabel, morreu. Três anos mais tarde, sem prestígio e sem honras oficiais, Colombo morre em Valladolid.

Segundo a historiografia, coube a Américo Vespúcio a constatação de que essas terras formavam um novo continente,  que leva o nome América em sua homenagem.



Para reflecção:

Quem era realmente Cristóvão Colombo? Genovês, Português, Catalão ou Galego?



[i] Segundo Mascarenhas Barreto, Colombo era Português, Nobre e Agente secreto de Dom João II

[ii] Dar conta do resultado da sua viagem ao Rei Dom João II?

Sem comentários:

Enviar um comentário